sexta-feira, 19 de março de 2010

Arvores x Descaso

Estamos acompanhando os noticiários nas mídias. Cada tempestade com ventanias, estão deixando sequelas, não somente com estragos causados pelas enchentes, mas também pela queda de muitas árvores.

As quedas, vem matando e ferindo pessoas, destruindo automóveis, muros, passeios, casas e fazendo outros estragos. É uma situação que vem se arrastando por anos.

Num certo domingo de março, trafegando por uma rua arborizada da Pompéia, pude observar que algumas árvores enormes precisam ser avaliadas . Uma delas com o enorme tronco completamente torto e os galhos entrelaçados aos fios.

Eu também sou a favor da proteção ambiental, e apóio a conservação das árvores que estão plantadas por muito tempo. Porém o bom senso deve prevalecer quando se trata de uma ameaça à população.

As quedas naturais ocorrem, seja pela idade avançada, cupins e até a inevitável poluição do meio urbano. Mas muitas poderiam ser evitadas se as pessoas e as concessionárias elétricas tivessem um pouco mais de cuidado com essas prestadoras de serviços ambientais urbanos, principalmente aqueles que tem árvores na porta de casa.

Acredito que nas prefeituras, principalmente de São Paulo, deve haver um controle de árvores plantadas, porém não sabemos ao certo se o referido órgão tem o controle da saúde delas.

Acreditamos que paisagistas e agrônomos devem fazer parte do quadro de servidores contratados pela prefeitura.

A população tem que fazer sua parte, não podando irregularmente, cortando raízes nas calçadas, cimentando até o tronco, envenenando e principalmente tendo paciência e reconhecimento com quem promove bem-estar para todos.

Poderia haver um projeto de corte e replantio no lugar dessas árvores mais ameaçadoras, após constatadas que realmente oferecem risco à população.

Falta mão de obra de pessoas especializadas para rastrearem as árvores ameaçadoras?

Reinaldo Ferreira

Um comentário:

Unknown disse...

Rei eu acompanhei todo o seu trabalho, e achei formidável, Parabéns pelo seu esforço, e o conteúdo, continue com o segundo e terceiro volume! bjs